Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

60% dos brasileiros aprovaria uma lei contar sacolas plásticas



A pesquisa “Sustentabilidade: Aqui e Agora“, realizada em uma parceria do MMA com o Walmart, trouxe dados muito interessantes sobre a disposição do brasileiro em adotar hábitos mais sustentáveis. A íntegra dos resultados da pesquisa pode ser acessado aqui.
Especialmente sobre sacolas plásticas, 60% dos brasileiros aprovaria uma lei que proibisse a distribuição gratuita das sacolinhas. 69% adotariam outro tipo de saco ou sacola para carregar suas compras e 47% voltariam a usar latas, lixeiras e latões para acondicionar seu lixo. Estes dados demonstram não apenas que o consumidor brasileiro está ciente dos problemas causados pelo consumo excessivo das sacolas plásticas, como também já descobriu alternativas para seu uso.
Os supermercados são vistos como atores estratégicos para a divulgação de hábitos e produtos mais sustentáveis. 27% dizem que os supermercados podem ajudar na redução das sacolas plásticas e 20% apontam que estações de materiais recicláveis nas lojas são interessantes.
Estes dados são animadores, demonstrando que a conscientização sobre o problema ambiental causado pelas sacolinhas plásticas já faz parte do imaginário do brasileiro – 60% dos entrevistados alegam já ter visto alguma campanha de redução de sacolas. Falta pouco para esta consciência tornar-se uma mudança de hábito efetiva.
Para ajudar nesta mudança, a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) firmou com o Ministério do Meio Ambiente um pacto setorial para reduzir as sacolas plásticas nas lojas em todo o país: meta de redução de 30% até 2013 e de 40% até 2014! Este pacto foi celebrado por todos e certamente trará mais alternativas aos consumidores que quiserem fazer parte deste movimento.
Dê você também o salto entre saber, conhecer e efetivamente agir

Nenhum comentário:

Postar um comentário